• Projeto aprovado permitirá o transporte de alunos de Palmeira para escolas agrotécnicas em são José do Cerrito

Categoria: Notícias 23/05/2023


Ás 18h, desta terça-feira (23), ocorreu a “Décima quarta” sessão ordinária do ano. O presidente Carlos Geovane do Amaral, conduziu os trabalhos na presença dos demais “edis”.
 
Nas matérias que deram entrada na casa, o legislativo recebeu o projeto de lei n.º 20/2023, o qual, “Autoriza o município de palmeira a firmar termo de convênio de cooperação com o município de Otacílio Costa”. Segundo o executivo, a finalidade do projeto é para os alunos do município de Palmeira, matriculados em escolas agrotécnicas ou colégios agrícolas em São José do Cerrito/SC e Rio do Sul/SC, que sejam transportados pelos veículos do Município de Otacílio Costa, juntamente com seus alunos.
 
Já o projeto de lei n.º 21/2023, pede alteração da Lei 958, de 12 de abril de 2023, que cria o conselho de desenvolvimento de Palmeira - SC e o fundo municipal de desenvolvimento.
 
Proposta de mudança na presente lei:
 
Art. 1° Altera o art. 4º, da Lei n.º 958/2023, que passa a vigorar com a seguinte redação: Art. 4º O Conselho de Desenvolvimento de Palmeira - SC é formado pelo Prefeito Municipal e por instituições representativas do poder público, dos setores produtivos e da sociedade civil organizada, com mínimo 03(três) cadeiras e no máximo 07(sete) cadeiras,  de entidades representativas dos setores descritos, sendo estas representadas por titulares e suplentes, mantendo-se, obrigatoriamente, o equilíbrio de duas partes iguais de cadeiras mediante uma composição bipartite, sendo:
- 1/2 dos representantes do Poder Público;
 - 1/2 dos representantes dos setores produtivo e da sociedade civil organizada.
 
Também do executivo, entrou na sessão da última terça, o projeto de lei n.º 22/2023, que dispõe sobre a política municipal do idoso, cria o conselho municipal do idoso e dá outras providências.  “O Projeto de lei em questão visa à estruturação do Conselho Municipal dos Diretos da Pessoa Idosa (CMDPI), a fim de possibilitar maior controle social e participação popular na elaboração e fiscalização das políticas públicas no Município, bem como proporcionar recursos e meios para o financiamento das ações específicas nessa área”, destacou o executivo.
 
Do legislativo, foi apreciada a indicação, n.º 09/2023, de autoria do vereador Romildo Rodrigues da Cruz (MDB), o qual, sugere a chefe do executivo municipal a fazer a construção de redutores de velocidade tipo quebra-molas na Área Industrial de São Sebastião do Canoas, próximo as empresas Biosserra Agroindústria e Resitol Industria Química Ltda. A sua justificativa, foi oral na oportunidade regimental. Já na indicação n.º 11/2023, o vereador sugeriu ao chefe do executivo municipal em exercício que estude a viabilidade de determinar o setor competente a fazer alteração da cláusula III, item II, do termo de convenio objeto do projeto de lei n.º 20/2023, incluindo como responsabilidade do município de Palmeira o transporte dos alunos que estudarem em Rio do Sul até o ponto de embarque no município de Otacílio Costa.
 

O vereador Alcione Pereira da Cruz, solicitou a viabilidade de alterar a Lei Complementar nº 06/2000, que trata do Plano de Carreira dos Servidores Públicos Municipais, incluindo o §4º no artigo 12, com a seguinte redação: “§4º Para viabilizar a execução do APS - Atenção Primária à Saúde, a Administração Municipal, não dispondo de pessoal próprio suficiente e capacitado para a prestação dos serviços, deverá implementar o regime de empregos públicos, que se submete às regras ditadas pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, para a admissão dos profissionais da saúde e dos agentes comunitários de saúde necessários para constituir a(s) Equipe(s), por tempo indeterminado, os quais não adquirem estabilidade no serviço público e, eventualmente, podem perceber remuneração superior ao do subsídio do Prefeito Municipal.”

 
 
Na ordem do dia, foi aprovado em votação única e em regime de urgência, projetos de lei:  20,21 e 22/2023, com suas respectivas redações.
 
Nada mais havendo a tratar, o senhor presidente, Carlos Geovane do Amaral, encerrou a presente sessão e aproveitou para marcar a próxima, para terça-feira 30 de maio, às 18h.