• Novo centro de hidroterapia terá nome de suplente de vereador em memória

Categoria: Notícias 08/03/2022

Na noite da terça feira,(08/03) , foi aprovado em regime de urgência especial e votação única o projeto de lei ordinária nº 12/2022, de autoria do executivo municipal o qual denomina o novo Centro de Hidroterapia de Evaldo Candido de Oliveira. Uma noite de  muita emoção para a família que acompanhou a votação na sessão ordinária.

“Um nome que ficará para sempre na recordação de todos” enfatizou o presidente Alcione, que junto aos nobres “edis" prestaram homenagens e recordaram da história do ‘ilustre’ cidadão Palmeirense. Evaldo participou desde o inicio dos trabalhos do município, prestou serviços relevantes nas áreas da saúde e obras e veio a assumir a câmara de vereadores em duas oportunidades como primeiro suplente.

Conheça mais sobre o homenageado:

“Nascido em 18/06/1952 na localidade de Cerro Alto, onde resida com sua família de origem simples de agricultores, até os doze anos de idade, quando seus pais resolveram vender a propriedade para vir morar em Palmeira, continuaram aqui a desenvolver a atividade de agricultura, porém, em uma propriedade um pouco menor.
Aos dezoito anos, Evaldo resolve trabalhar como caminhoneiro, chegando por um tempo morar no estado do Rio Grande Do Sul, onde transportava Acácia Negra para as carvoarias. No ano de 1978 voltava para Palmeira, onde seu caminho se encontrou com o de sua companheira de vida, a senhora Zelita Hemkmaier de Oliveira, também “ in memoriam” e no ano de 1980 se casaram. Em 1981 nascia o primeiro filho do casal, Evaldo Junior de Oliveira, nessa época o casal residia na cidade de Lages e o Sr. Evaldo trabalhava como motorista de transporte urbano na empresa Transul.

Por volta do ano de 1984 voltavam para Palmeira, o Sr. Evaldo dessa vez trabalhava em uma serraria de madeiras aqui no município, que era de propriedade do senhor Osni Francisco de Souza, trabalhou por alguns anos, até que surgiu a oportunidade de ir trabalhar na prefeitura de Otacílo Costa, isso no ano de 1987, ano que também nascia a segunda filha do casal Ana Karini de Oliveira. Em seu primeiro emprego público desempenhava a função de serviços gerais, onde trabalhou até o ano de 1994.
Quando Palmeira se tornou Município teve a chance de prestar concurso público, passando em 7° lugar para o cargo de motorista, já em 1995 sendo chamado para trabalhar como motorista da ambulância, sua felicidade refletia no amor e cuidado que tinha pelos pacientes que transportava, o município era novo, estava começando a se organizar, e a secretaria de saúde contava apenas com dois motoristas que se revezavam incansavelmente para suprir a demanda do transporte.

No ano 2000 concorreu a eleição para vereador do município, não conseguindo se eleger e ficando como primeiro suplente, mesmo assim teve a oportunidade de assumir o cargo por um tempo, mais nunca deixou de lado seu serviço de motorista da ambulância, nessa época também atuava como coordenador do conselho pastoral comunitário da igreja Nossa Senhora dos Prazeres, onde junto com os demais membros do conselho conseguiram fazer uma importante reforma na igreja, que se encontrava em uma situação bem precária.
Chegou a ser remanejado indo trabalhar como motorista do transporte escolar, transportando os alunos da localidade de Mato Escuro.

Em 2004 concorreu novamente a eleição para vereador do município, mais uma vez não se elegendo, e ficando na 1° suplência, lhe sendo concedida novamente a oportunidade de assumir o cargo para trabalhar em prol do município, quando entregou a cadeira, assumiu como secretário adjunto de obras, ficando algum mês responsável por esta pasta.
Em 2010 voltava a ser motorista da secretaria de saúde, nesta fase já com um pouco mais de idade e com ritmo menos acelerado, pediu para voltar para o transporte escolar, onde permaneceu até o ano de 2015, quando se aposentou, comprou uma pequena propriedade que transformou em uma chácara, onde matava a saudade dos tempos de agricultor.

Em 2019 em uma consulta de rotina, mais precisamente no dia 06 de Maio, um exame de Raio-X apresentou algo estranho em seu pulmão, foi internado e no dia 22 de maio a notícia que nos tirava o chão, estava com um tumor já em estágio muito avançado, era impossível acreditar, pois ele não tinha sintomas, uma corrida contra o tempo para realizar o tratamento que nem chegou a começar. No dia 21 de Junho de 2019 ele nos deixava, a família e amigos desolados, sem acreditar na sua partida. Porém com uma gratidão enorme a Deus por ter o livrado do sofrimento que a doença o traria, a saudade é muito grande, mais o orgulho é muito maior desse homem que dedicou a vida e o amor ao seu trabalho e a família”

“Histórico produzido pela família”