• Trigésima terceira e quarta sessões de 2019

Categoria: Sessões 15/10/2019

As  18:00  horas, dos dias 08 e 15 de outubro de 2019, sob a Presidência do Vereador Celito Baldessar,  realizaram-se a 33ª e a 34ª sessões ordinárias da terceira Sessão Legislativa, da Sétima Legislatura da Câmara de Vereadores do Município de Palmeira - SC.
 
 
MATÉRIAS ENTRADAS NA CASA:


33ª Sessão Ordinária – 08/10/2019:


Matérias do Executivo:
 
Projeto de Lei n°. 34/2019:
“ Autoriza o poder executivo municipal a celebrar acordo extrajudicial, que abaixo específica”
Art.1º - Fica o poder executivo municipal autorizado a firmar acordo extrajudicial, em decorrência ao processo licitatório n. 10/2010 – dispensa de licitação n. 1/2010 – contrato de locação n. 13/2010 e posteriores aditivos, para indenização a titulo de reparação de danos materiais no valor total de R$ 20.000,00 (vinte e mil reais), em parcela única, com vencimento de até 05 (cinco) dias após a publicação desta lei a Neri Carlos Xavier de Liz, inscrito no CPF nº 474.705.939-34, em consequência de danos ocasionados no imóvel de sua propriedade, locado pelo Município de Palmeira/SC, conforme laudo de vistoria em anexo, objetivando a composição de convenção entre as partes.
 
Justificativa: Conforme documentação em anexo, no ano de 2010, o município de Palmeira/SC, por não possuir imóvel próprio, firmou com o Sr. Neri Carlos Xavier de Liz, contrato de locação, com a finalidade de atender determinação do Ministério público do Estado de Santa Catarina, para instalação do Centro de Educação Infantil e /ou Creche.
 
 
Projeto de Lei n°. 35/2019:
“ Autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito junto á caixa econômica Federal, no âmbito do programa Finisa- Financiamento á infraestrutura e ao saneamento na modalidade apoio financeiro destinado a aplicação em despesa de capital e a oferecer garantias e dá outras providencias.
Art. 1º - Fica o poder executivo Municipal, autorizado, nos termos desta Lei, a contratar e garantir financiamento na linha de crédito do FINISA- financiamento á infraestrutura e ao Saneamento- Modalidade Apoio financeiro destinado á aplicação em despesa de capital junto a caixa Econômica Federal, até o valor de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais), nos termos da resolução CMN nº. 2.827/2001 e posteriores alterações e observadas ás disposições legais em vigor para a contratação de operações de crédito, as normas e as condições especificas e aprovadas pela Caixa Econômica Federal para a operação. Paragrafo único. Os recursos resultantes do financiamento autorizado neste artigo serão obrigatoriamente  aplicados em Despesa de Capital no Município de Palmeira, no âmbito da linha de crédito do FINISA.
 
Justificativa: O programa FINISA, visa atender através de linha de crédito um amplo campo de investimentos no setor da infraestrutura urbana e rural, permitindo assim, atender nosso município em necessidades diversas, tais como infraestrutura urbana associada aos produtos “ pavimentação de vias no Município”, bem como de “ aquisição e maquinário”, com prazo de carência de 24 ( vinte e quatro meses) e amortização em 96 ( noventa e seis meses).
 
 
Projeto de Lei Complementar nº. 16 /2019:
“ Altera a lei complementar nº. 31/2007, que dispõe sobre o plano de carreiras, cargos e vencimentos dos profissionais do magistério do Município de Palmeira.
Art. 1º - Altera a habilitação do cargo de professor de educação especial, prevista no Anexo I (b) da Lei Complementar nº. 31/2007, que passa a vigorar com a seguinte redação:
 
Cargo/Função
Nível
Habilitação
   Professor de Educação Especial
 
III
 
Licenciatura em Educação Especial ou Licenciatura em  Pedagogia com   especialização em educação especial                                                                                             
 
                                
 
Justificativa: O presente projeto se justifica, tendo em vista a necessidade de adequação o concurso em tramitação, solicito a Vossa excelência que a apreciação deste projeto se processe sob o regime de urgência especial em votação única, juntamente com as medidas submetidas a esse Poder Legislativo.
 
 
 Ordem do dia:
 
 
Projeto de Lei Complementar nº. 16 /2019:
“ Altera a lei complementar nº. 31/2007, que dispõe sobre o plano de carreiras, cargos e vencimentos dos profissionais do magistério do Município de Palmeira.
( aprovado regime especial votação única).
 
 
Redação final nº. 48/2019 -  referente ao projeto de Lei Complementar nº .16/2019
 
 

MATÉRIAS ENTRADAS NA CASA:

34ª Sessão Ordinária – 15/10/2019:

Matérias do Executivo:
 
Projeto de Lei n°. 36/2019:
“ Abre Crédito Adicional Suplementar – Anulação de Dotação
 
Art. 1º -Fica aberto crédito adicional suplementar no valor de R$ 1.179.000,00 (um milhão cento e setenta e nove mil reais), a saber:
 
Justificativa: o referido projeto, com o valor anunciado, é necessário para remanejamento do orçamento vigente, para dar continuidade nas ações desenvolvidas, para oportunizar melhor atendimento nas diversas áreas da administração municipal, pois diante da aproximação do fim do exercício, se fazem necessários os referidos ajustes para manter os compromissos, assim como pagamento do funcionalismo e áreas como saúde e educação.
 
Projeto de Lei nº. 37/2019:
“ Abre crédito adicional – Anulação de Dotação.
 
Art. 1º - Fica aberto crédito adicional suplementar no valor de R$ 230.000,00 (duzentos e trinta mil reais), a saber:
 
Justificativa: justifica-se a necessidade de remanejamento do orçamento vigente, para dar continuidade nas ações desenvolvidas, diante da aproximação do final do exercício, quando se faz necessário alguns ajustes.
 
Matérias do Legislativo:
 
Indicação nº. 10/2019:
Sugere à Chefe do Executivo Municipal que estude a viabilidade de ampliar as instalações da Capela Mortuária do Município
Autoria: Romildo Rodrigues da Cruz, Edgar Souza de Oliveira. Bancada do MDB.
 
 
Indicação nº. 11/2019:
Sugere à Chefe do Executivo Municipal que estude a viabilidade de construir uma sede própria para funcionamento do Conselho Tutelar.
Autoria: Romildo Rodrigues da Cruz, Edgar Souza de Oliveira. Bancada do MDB.
 
Indicação nº. 12/2019:
Sugere à Chefe do Executivo Municipal que estude a viabilidade de conceder aumento real no Ticket Alimentação dos Servidores Públicos do Poder Executivo
Autoria: Romildo Rodrigues da Cruz, Edgar Souza de Oliveira. Bancada do MDB.
 
Requerimento nº. 04/2019:
Os Vereadores ROMILDO RODRIGUES DA CRUZ e EDGAR SOUZA DE OLIVEIRA, com assento nesta Casa Legislativa, no uso das atribuições que lhes são conferidas pelo inciso III do artigo 72 combinado com o inciso VI do § 3o do artigo 103 do Regimento Interno e considerando o disposto no inciso XI do artigo 25 combinado com o inciso III do artigo 64 todos da Lei Orgânica Municipal, submetem à apreciação do Plenário o presente Requerimento de Pedido de Informações, para que seja enviado expediente ao Executivo, a fim de que remeta ao Poder Legislativo Municipal, as seguintes informações:
 
A) Relatório de quantidade de horas máquina prestadas no ano de 2019 pela Retro Escavadeira, especificando os munícipes atendidos e respectivas horas;
B) Relatório de quantidade de horas máquina prestadas no ano de 2019 pela Escavadeira Hidráulica, especificando os munícipes atendidos e respectivas horas;
C) Relatório de quantidade de horas máquina prestadas no ano de 2019 pela Patrola, especificando os munícipes atendidos e respectivas horas;
D) Programação da fila de espera para atendimento desses três maquinários, contendo nome do contribuinte e horas recolhidas.
 
JUSTIFICATIVA: É prerrogativa do Vereador exercer a função fiscalizadora, conforme preceituam a Lei Orgânica do Município e o Regime Interno desta casa.
 
Requerimento nº.05/2019:
Os Vereadores ROMILDO RODRIGUES DA CRUZ e EDGAR SOUZA DE OLIVEIRA, com assento nesta Casa Legislativa, no uso das atribuições que lhes são conferidas pelo inciso III do artigo 72 combinado com o inciso VI do § 3o do artigo 103 do Regimento Interno e considerando o disposto no inciso XI do artigo 25 combinado com o inciso III do artigo 64 todos da Lei Orgânica Municipal, submetem à apreciação do Plenário o presente Requerimento de Pedido de Informações, para que seja enviado expediente ao Executivo, a fim de que remeta ao Poder Legislativo Municipal, as seguintes informações acerca da situação financeira do Município:
 

A.      Média de arrecadação dos últimos 12 meses;

B.       Montante comprometido com a folha de pagamento;
C.       Valores pagos de empréstimos/financiamentos/parcelamentos, bem como prazo dos mesmos para quitação.

JUSTIFICATIVA: É prerrogativa do Vereador exercer a função fiscalizadora, conforme preceituam a Lei Orgânica do Município e o Regime Interno desta casa. Julgamos importante saber a situação financeira do Município antes de apreciar o Projeto de Lei nº 35/2019, para que possamos tomar uma decisão baseada em dados, na realidade das contas públicas e na sua capacidade de endividamento.

Redações finais:
 
Redação Final nº.49/2019   referente ao projeto de Lei nº. 35/2019
 
Redação final nº. 50/2019 –  referente ao projeto de Lei nº. 36/2019
 
Redação final nº. 51/2019– referente ao projeto de Lei nº.  37/2019
 
 
                                                                                        A próxima sessão ficou marcada para o dia 22 de outubro de 2019.